Maya Massafera se pronunciou pela primeira vez após fãs ficarem preocupados com a notícia de que a youtuber havia sofrido uma crise de disforia pelo Festival de Cannes, na França. Satisfeita com o resultado da transição, a influenciadora explicou que é comum para muitas meninas trans sentirem um mix de sensações nos primeiros anos de transição.
"Hoje quero falar sobre minha disforia e como eu gostaria que vocês pegassem esse exemplo e levassem pra vida de vocês! Todo mundo tem coisas boas e ruins, eu por exemplo tenho um lado ruim de ter 'perdido' 40 anos em um corpo que não me pertencia e tenho 'um lado bom' de ter feito minha transição longe de tudo e todos. Pude me dar esse 'luxo'", começou Maya.
Em seguida, a influencer garantiu que ficou satisfeita com o processo de transição, mas que a disforia é um ponto negativo.
"Pra começar, preciso explicar meu estado de espírito. Eu nunca tive tão feliz em toda minha vida. Eu acordo feliz, eu sou uma pessoa em estado feliz! Depois da transição eu me amo! Conversando com meus médicos e psicólogo, entendo que essa minha 'felicidade' é o estado normal da maioria da população. Todo mundo que nasce e se identifica com o corpo que nasceu tem esse estado. Provavelmente, vou me acostumar com meu gênero e essa minha felicidade vai se tornar normal, como é pra vocês!", acrescentou.
Em seguida, acrescentou que os momentos tristes acontecem "do nada" ou "por algum motivo". "Isso começou quando eu comecei minha transição. Os médicos me falaram que é normal para muitas meninas trans sentirem isso nos primeiros anos. Às vezes, a disforia é tanta, que eu realmente prefiro ficar sozinha e não ser vista por ninguém", contou.
Maya Massafera também revelou o motivo de ter revelado sua nova identidade aos internautas. A criadora de conteúdo ficou incomodada com inverdades que foram divulgadas a respeito de sua transição de gênero.
"Pra falar a verdade, eu gostaria de ter ficado mais tempo 'off'. Mas como começou a vazar muita notícia distorcida, eu achei melhor vir a público e enfrentar tudo. Aliás, até que consegui segurar por muito tempo. Fiquei quase 1 ano me transicionando, sem ter vazado nada", disse.